Blog About Woman - Menopausa de forma leve e saudável

Relacionamento e menopausa: como a comunicação entre parceiros é importante

Relacionamento e menopausa: como a comunicação entre parceiros é importante

Hoje quero conversar com você sobre a sua comunicação com o seu parceiro. Você sabia que um bom papo pode prevenir problemas sexuais no relacionamento, durante a sua jornada da menopausa?

A gente sabe que, durante esta fase da nossa vida, muitas coisas mudam – inclusive na rotina sexual. O que antes parecia simples, de repente, vira um desafio, e nem sempre é fácil lidar com isso. Mas, uma coisa que aprendi e que faz toda a diferença é comunicar. Falar sobre o que estamos sentindo e vivendo pode evitar tantos problemas e ainda fortalecer a relação com nossos parceiros.

Às vezes, a secura vaginal aparece, o desejo dá uma diminuída ou o humor oscila – e tá tudo bem (até porque provavelmente você está buscando alternativas para controlar esses desafios). Então, esconder ou deixar de falar sobre essas coisas só cria distância. Se a gente conversa, explica o que está acontecendo, o parceiro entende e pode, inclusive, ajudar a encontrar soluções. Afinal, ninguém tem bola de cristal, né?

É super importante abrir o jogo sobre o que estamos sentindo, e isso vale tanto para as mudanças físicas quanto emocionais. O diálogo sobre o que está rolando, o que a gente precisa, o que continua prazeroso ou o que mudou, evita frustração e constrói uma intimidade que vai além do físico.

E nem tudo precisa girar em torno de sexo. Tem outras formas incríveis de manter a conexão, como carinhos, abraços, aquele toque de cumplicidade... Explorar outras formas de intimidade pode ser um grande alívio e, às vezes, até mais gostoso.

A chave é conversar de verdade e, claro, escutar também. Isso cria um espaço seguro onde a gente se sente confortável para falar sem medo de ser julgada. Quanto mais a gente se comunica, mais o vínculo cresce, e a relação fica mais forte e equilibrada.

Separei algumas dicas que podem te ajudar:

  • Escolha um momento tranquilo e um ambiente que seja confortável para vocês;
  • Explique como a menopausa afeta seu corpo e suas emoções, e que essa fase tem tratamentos e vai passar;
  • Seja sincera e peça apoio de uma forma direta e clara. Deixe seu parceiro saber o que realmente você espera dele;
  • Essa conversa só depende de você, então se organize e tome a iniciativa;
  • As vezes o primeiro passo é o mais difícil, mas vale a pena.

 

Agora que você sabe mais sobre a importância de uma boa comunicação, que tal iniciar o diálogo com seu parceiro ainda hoje?

Anterior
Por que a menopausa mexe tanto com a nossa saúde cerebral?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso Instagram